Vale a pena fazer uma prece?

A rotina diária – seja nas atividades escolares ou extraclasse – pode causar sobrecarga e, com isto, angústia, insatisfação, sentimentos de inadequação. Muitas vezes os obstáculos parecem instransponíveis e o caminho não apresenta soluções consistentes. Mas já refletiu que, no hábito de orar, estas realidades podem se modificar? Esta prática, subestimada por alguns e considerada por outros sem sentido, pode ser a chave para potencializar o dia a dia. Mais que uma atividade utilizada como conforto humano nas horas de desespero, os que experimentam este poderoso hábito atestam uma incrível transformação em suas experiências.

Seja para desabafar, pedir ajuda ou agradecer, preces refletem o universo interior humano e revelam a possibilidade de, na conexão com o divino, descobrir novas portas para explorar. Quem ora não precisa estar de joelhos. Para orar basta dirigir pensamentos a Ele. Frases simples, reflexões diárias, questionamentos que fazemos mentalmente, muitas vezes sem perceber. Quem sabe, até mesmo para compartilhar um acontecimento divertido ou uma observação curiosa. Para Victor Hugo, renomado escritor francês do séc. XIX, “há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos”.

É provável que estas percepções não sejam novas para você, mas mesmo para os que já fazem isto diariamente, vale a pena relembrar alguns dos benefícios que uma oração pode fornecer.

1. Apoio e companhia

Orar é conversar com Aquele que nos conhece profundamente. Neste diálogo, nada precisa ser escondido ou maquiado. Cada dúvida, sofrimento, alegria, questionamento e até mesmo nossa raiva pode ser compartilhado. Neste exercício podemos sentir que nossa jornada no mundo não é solitária. Há sempre Alguém disposto a ouvir, aconselhar e dividir fardos. Muitos sofrimentos advindos dos excessos diários e das expectativas que são impostas sobre nós se aliviam na percepção de que não lutamos sozinhos pelo caminho. Na oração, aprendemos a pertencer e confiar.

2. Energia pessoal e capacitação para atividades

Às vezes, no enfrentamento de circunstâncias diárias – pressões escolares, familiares e de trabalho – sentimos que o peso do mundo e terríveis responsabilidades caem sobre nós.  Quem nunca pensou em desistir das empreitadas ou viu-se incapaz de realizar as demandas esperadas? Nestas horas, orar pode produzir organização, paciência, força e serenidade. Também nos infunde segurança quanto a nossas habilidades pessoais, afinal, Deus pode nos capacitar para o cotidiano.  O apóstolo Paulo escreveu: “Tudo posso naquele que me fortalece”, Filipenses 4:13.

3. Força para recomeçar

A vida é repleta de eventos inesperados e situações que fogem ao nosso controle. Não raro, somos obrigados a encarar problemas que não estavam na agenda ou conflitos gerados por mal-entendidos. Nestas horas, somos sobrecarregados por demandas e sentimos ter fracassado na vida. Antes de desmoronar, faça uma prece. Na oração é possível encontrar força para lidar com cada empecilho, com tragédias que nos alcançam e ter a força necessária para recomeçar. Problemas sempre existirão, mas falar com Deus é a chave da resiliência.

4. Orientação

Nas encruzilhadas da vida (pessoais, acadêmicas, profissionais), muitas vezes ficamos paralisados por medo ou insegurança. Que rota devemos escolher? Como podemos visualizar futuro se nossos planos deram errado? Qual a melhor decisão entre dois caminhos que mudarão drasticamente a vida? A rotina está repleta de complexidades que necessitam de nossa ação e escolha. Mas lembre-se: na oração podemos encontrar orientação. Seja em uma simples prece pelas escolhas diárias ou em grandes conversas com Deus sobre difíceis situações, há direcionamento. A jornada pode se tornar extraordinária ao compartilharmos estes fardos dialogando com Ele.  

E que tal ler sobre experiências e histórias que revelam a ação transformadora da oração? Seguem algumas dicas:

1. Ouse pedir mais

Nesta obra o leitor poderá conferir um testemunho forte e pessoal sobre o poder da oração na vida da autora. Para ela, orar é “uma chave que abre um novo mundo e possibilidades infinitas”. É uma boa oportunidade para fortalecer sua jornada com esta prática e, também, para dar sentido real às conversas que você desenvolve com Deus.

2. Histórias de tirar o fôlego

Sabe aquele momento em que tudo parecia dar errado e de repente surgiu uma providência divina que surpreendeu todo mundo? Esse livro está cheio de relatos assim que, certamente, fortalecerão a fé do leitor. A cada desfecho você vai suspirar aliviado com a certeza de que Deus nos acompanha nas situações mais simples do cotidiano bem como nos momentos mais complicados. 

3.  Respostas Incríveis à Orações 

Um livro fascinante sobre histórias incríveis de orações respondidas. Prepare-se para conhecer o Deus dos Impossíveis nas páginas dessa publicação por meio de experiências inacreditáveis.

4. Crer faz bem

Um bom exemplo de livro interdisciplinar. O objetivo da publicação é te dar mais um motivo para orar. A fé faz bem para alma e corpo. Uma vida de oração beneficia tremendamente a saúde. Leia para descobrir os incontáveis benefícios da oração. 

5. Pai Nosso

Que tal aprender e refletir de uma nova perspectiva a respeito da oração mais conhecida do mundo? O autor do livro nos convida a encontrar novos significados para a vida, o cuidado divino e a esperança de um mundo melhor a partir do “Pai Nosso”. Com certeza será uma experiência enriquecedora.

Uma vida plena, em que tenhamos serenidade para enfrentar a rotina, segurança a respeito de nossas capacidades e forças para lidar com o inesperado é possível. E para começar esta jornada, porque não aprender a utilizar mais suas preces? Fica o convite!

Veja também: