Projeto desenvolvido na Escola Adventista de Porto Feliz, SP
Professora: Maria Aparecida Silva Lima – 9º ano
Tempo destinado ao projeto: 12 aulas
1. Componente curricular
- Pronomes interrogativos.
- Paralelismo.
- Anáfora.
- Argumentação.
- Persuasão.
- Coesão e coerência textual.
- Ortografia.
- Pontuação.
- Tempos verbais.
- Atualidades.
- Estrutura para elaboração de discurso para grande público
2. Objetivo geral
Desenvolver um trabalho de orientação e prevenção a acidentes no trânsito, envolvendo educadores e a comunidade local, priorizando o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade.
Trabalhar valores, habilidades, responsabilidades e autoestima, colocando o valor da vida como foco primordial.
3. Objetivos específicos
- Despertar uma nova consciência em relação ao trânsito dentro e fora da escola;
- Educar para um trânsito mais responsável;
- Alertar a comunidade local sobre as questões do trânsito;
- Educar para a cidadania desde a adolescência para que os alunos compreendam que as regras devem ser seguidas;
- Despertar o interesse da comunidade para a prática do trânsito seguro;
- Produzir e distribuir material explicativo.
4. Recursos utilizados
- Apostila de leitura e atualidades
- Computador com projetor
- Jornal do estado local
- Livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano
- Lousa, canetão e apagador
- Manual e código de trânsito
- Multimídia
5. Desenvolvimento
Para o desenvolvimento e conclusão do projeto foram necessárias 12 aulas no período do 1º bimestre de 2018.
1ª Semana – Seleção dos problemas observados pelos alunos na cidade em que moram, incluindo apontamentos e proposta de algumas soluções.
2ª Semana – Escolha do tema por votação e divisão da classe em grupos.
3ª Semana – Levantamento de questões para pesquisa, produção de texto e folheto explicativo.
4ª Semana – Divisão das tarefas entre os grupos:
■ Grupo 1: formulação de perguntas
■ Grupo 2: produção textual
■ Grupo 3: pesquisa sobre multas, leis de trânsito e jogos sobre o tema
■ Grupo 4: montagem de um folheto explicativo
5ª Semana – Consulta e pesquisa dos materiais de produção de texto e montagem do folheto.
6ª Semana – Apresentação do projeto e leitura do texto produzido pelos alunos na Câmara dos vereadores da cidade (data estabelecida pela Câmara Municipal).
7ª Semana – Distribuição dos folhetos na cidade.
6. Avaliação
A avaliação foi feita de maneira contínua, observando o desempenho dos alunos, com a intervenção e o acompanhamento da professora durante todo o projeto. A princípio os alunos apresentaram dificuldade para formular perguntas e produzir um texto coerente. A professora sugeriu os pronomes adequados para a formulação das perguntas, sequências e características desse gênero textual para que os alunos tivessem condições de elaborar um texto coeso.
Ao longo do projeto os alunos passaram a conhecer, usar e desenvolver melhor os recursos estudados. Foram avaliados o comportamento, a criatividade, o vocabulário, os argumentos colocados no texto e a exposição dos conteúdos dentro e fora do espaço escolar.
7. Referências
- BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Lei n. 9.503 de 23 de setembro de 1997. Brasília: Denatran, 2006.
- CARDOSO, A. L.; IMAYUKI, E. H. Língua Portuguesa 9º ano. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010. (Coleção Interativa).
- PANEGACCI, N.; MAIA, S. Á. Leitura e atualidades. Sorocaba, SP: APSO, 2018.