Projeto Jesus em meu coração

Projeto: Jesus em meu coração
Professora: Itielly Rios Lima Brandão
Colégio: Colégio Adventista da Bahia – UNIAENE

1. Justificativa

O projeto “Jesus em Meu Coração” tem como objetivo centralizar a figura de Jesus Cristo na vida dos alunos, promovendo momentos de reflexão, leitura, oralidade e criatividade. Inspirados pela passagem bíblica “Eis que estou à porta e bato” (Apocalipse 3:20), cada criança será levada a compreender sobre a importância de abrir seu coração para Jesus, trazendo Sua mensagem de amor e paz para sua vida e sua família.

O projeto também tem como foco envolver alunos e familiares na leitura de textos reflexivos com princípios e valores bíblico-cristãos para fortalecer os laços afetivos entre escola, família e comunidade por meio de vivências espirituais, além de desevolver o hábito da leitura e da interpretação.

A cada dia um aluno recebe uma bolsa especial com materiais que auxiliaram na leitura e registros das atividades feitas em família. O retorno das experiências vivenciadas pelos alunos serão partilhadas na escola conforme detalhamento abaixo.


2. Objetivos

Desenvolver nos alunos a capacidade de:

  • Praticar a leitura e a interpretação de textos religiosos.
  • Expressar oralmente e artisticamente o conteúdo lido, promovendo a oralidade e a criatividade.
  • Compreender e refletir sobre a importância da presença de Jesus Cristo em sua vida e em sua família.
  • Valorizar momentos de meditação e partilha em família.
  • Fortalecer os laços afetivos entre escola, família e comunidade por meio de vivências espirituais.

3. Objetos do conhecimento

  • Estratégias de leitura e interpretação de textos (Língua Portuguesa)
  • Produção de textos orais
  • Desenho, dramatização e colagem
  • Valores cristãos
  • Relações familiares e convivência (competências socioemocionais)

4. Público alvo

Alunos da Educação Infantil e/ou 1º ao 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

5. Tempo estimado

  • Carga horária estimada: 16 a 20 horas/aula (considerando momentos diários de 15 a 30 minutos)
  • Duração total: 1 bimestre (aproximadamente 8 semanas)

6. Materiais necessários

Na escola:

  • Bolsa do projeto
  • Livro de meditação diária ou textos bíblicos infantis
  • Diário do projeto para registros
  • Painel ou mural para exposição dos trabalhos

Em casa:
Materiais diversos: papel, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, cola, tesoura (sem ponta), etc.

7. Desenvolvimento

Etapa 1 Lançamento do projeto (na escola)

  • Apresentação do projeto e leitura da passagem bíblica base: “Eis que estou à porta e bato” (Apocalipse 3:20).
  • Criação de um mural coletivo: “Nosso coração aberto para Jesus”.
  • Explicação da dinâmica de revezamento da “Bolsa do Projeto”.

Etapa 2 – Meditação em Família (em casa)

  • Diariamente, um aluno leva a bolsa do projeto contendo: Um texto para meditação, um caderno com orientações e espaço para o registro da experiência e uma proposta de atividade criativa relacionada à leitura.
  • A criança realiza a atividade com sua família e traz o material no dia seguinte.

Etapa 3 Compartilhamento e expressão (na escola)

  • A criança compartilha com a turma sua experiência.
  • Socialização da atividade criativa (dramatização, desenho, colagem, etc.).
  • Registro coletivo no diário do projeto.

Etapa 4 – Encerramento e celebração

  • Exposição dos trabalhos realizados.
  • Roda de conversa e agradecimento às famílias.
  • Celebração simples com músicas e dramatizações.


8. Avaliação

  • Registro diário da participação de cada aluno nas atividades propostas.
  • Engajamento familiar: análise dos registros dos alunos e observações sobre a participação da família.
  • Desenvolvimento pessoal
    • Verificação da evolução na leitura e na oralidade.
    • Capacidade de interpretação e expressão criativa.
    • Mudanças de postura (empatia, colaboração e respeito).

9. Adequação das propostas para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)

9. 1 Estratégias Inclusivas por tipo de necessidade

a) Deficiência Intelectual

    • Utilizar frases curtas, com vocabulário simples e repetição das ideias principais da meditação.
    • Apoiar a leitura com imagens ou símbolos.
    • Propor atividades manuais com instruções passo a passo, com demonstrações práticas.
    • Permitir apoio de um colega tutor ou mediador, promovendo a interação social.

b) Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    • Utilizar rotina visual com figuras e sequência das etapas do projeto.
    • Permitir que a meditação e atividades criativas sejam feitas com maior previsibilidade e apoio visual.
    • Oferecer fones abafadores ou espaço mais silencioso, caso haja sensibilidade sensorial.
    • Possibilitar que a expressão criativa seja feita por meio de desenhos, colagens ou vídeos curtos, sem obrigatoriedade de fala em público.

c) Deficiência Auditiva

    • Entregar a meditação escrita em linguagem simples, acompanhada de imagens ilustrativas.
    • Se possível, oferecer tradução em Libras (por profissional ou vídeo).
    • Utilizar legendas ou transcrição das falas em atividades coletivas.

d) Deficiência Visual

    • Utilizar textos ampliados ou leitura oral feita por um colega ou professor.
    • Disponibilizar materiais táteis (texturas, colagens em relevo, uso de EVA).
    • Orientar a família a apoiar o momento de leitura e meditação em casa com descrições orais.
    • Permitir que o aluno compartilhe oralmente sua experiência no lugar da atividade visual.

e) Deficiência Física ou Mobilidade Reduzida

    • Garantir acesso físico à bolsa do projeto e aos materiais.
    • Adaptar atividades motoras com uso de suporte (moldes prontos, colagem com auxílio, uso de tecnologia assistiva).
    • Estimular a participação por meio de leitura oral, narração, gravação de vídeos ou produção em parceria com colegas.

9. 2 Apoio da família e da Escola

    • Envolver os pais/responsáveis no processo de adaptação, explicando os objetivos do projeto e sugerindo formas de participação em casa.
    • Reunir-se com a orientação pedagógica e equipe multidisciplinar para ajustar o projeto às necessidades de cada aluno.
    • Registrar no diário do projeto os avanços e as adaptações realizadas para cada aluno NEE.

9.3 Avaliação Inclusiva

  • Avaliação contínua, qualitativa e descritiva, com foco no progresso individual e nível de participação.
  • Considerar diferentes formas de expressão para avaliar os aprendizados (fala, desenho, dramatização, símbolos, escrita assistida, vídeos etc.).
  • Valorizar o esforço, o engajamento e a superação de barreiras como indicadores de sucesso no projeto.

10. Anexos

Anexo 1

Anexo 2

Veja também: