Projeto: Jesus em meu coração
Professora: Itielly Rios Lima Brandão
Colégio: Colégio Adventista da Bahia – UNIAENE
1. Justificativa
O projeto “Jesus em Meu Coração” tem como objetivo centralizar a figura de Jesus Cristo na vida dos alunos, promovendo momentos de reflexão, leitura, oralidade e criatividade. Inspirados pela passagem bíblica “Eis que estou à porta e bato” (Apocalipse 3:20), cada criança será levada a compreender sobre a importância de abrir seu coração para Jesus, trazendo Sua mensagem de amor e paz para sua vida e sua família.
O projeto também tem como foco envolver alunos e familiares na leitura de textos reflexivos com princípios e valores bíblico-cristãos para fortalecer os laços afetivos entre escola, família e comunidade por meio de vivências espirituais, além de desevolver o hábito da leitura e da interpretação.
A cada dia um aluno recebe uma bolsa especial com materiais que auxiliaram na leitura e registros das atividades feitas em família. O retorno das experiências vivenciadas pelos alunos serão partilhadas na escola conforme detalhamento abaixo.
2. Objetivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
- Praticar a leitura e a interpretação de textos religiosos.
- Expressar oralmente e artisticamente o conteúdo lido, promovendo a oralidade e a criatividade.
- Compreender e refletir sobre a importância da presença de Jesus Cristo em sua vida e em sua família.
- Valorizar momentos de meditação e partilha em família.
- Fortalecer os laços afetivos entre escola, família e comunidade por meio de vivências espirituais.
3. Objetos do conhecimento
- Estratégias de leitura e interpretação de textos (Língua Portuguesa)
- Produção de textos orais
- Desenho, dramatização e colagem
- Valores cristãos
- Relações familiares e convivência (competências socioemocionais)
4. Público alvo
Alunos da Educação Infantil e/ou 1º ao 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
5. Tempo estimado
- Carga horária estimada: 16 a 20 horas/aula (considerando momentos diários de 15 a 30 minutos)
- Duração total: 1 bimestre (aproximadamente 8 semanas)
6. Materiais necessários
Na escola:
- Bolsa do projeto
- Livro de meditação diária ou textos bíblicos infantis
- Diário do projeto para registros
- Painel ou mural para exposição dos trabalhos
Em casa:
Materiais diversos: papel, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, cola, tesoura (sem ponta), etc.
7. Desenvolvimento
Etapa 1 – Lançamento do projeto (na escola)
- Apresentação do projeto e leitura da passagem bíblica base: “Eis que estou à porta e bato” (Apocalipse 3:20).
- Criação de um mural coletivo: “Nosso coração aberto para Jesus”.
- Explicação da dinâmica de revezamento da “Bolsa do Projeto”.
Etapa 2 – Meditação em Família (em casa)
- Diariamente, um aluno leva a bolsa do projeto contendo: Um texto para meditação, um caderno com orientações e espaço para o registro da experiência e uma proposta de atividade criativa relacionada à leitura.
- A criança realiza a atividade com sua família e traz o material no dia seguinte.
Etapa 3 – Compartilhamento e expressão (na escola)
- A criança compartilha com a turma sua experiência.
- Socialização da atividade criativa (dramatização, desenho, colagem, etc.).
- Registro coletivo no diário do projeto.
Etapa 4 – Encerramento e celebração
- Exposição dos trabalhos realizados.
- Roda de conversa e agradecimento às famílias.
- Celebração simples com músicas e dramatizações.
8. Avaliação
- Registro diário da participação de cada aluno nas atividades propostas.
- Engajamento familiar: análise dos registros dos alunos e observações sobre a participação da família.
- Desenvolvimento pessoal
- Verificação da evolução na leitura e na oralidade.
- Capacidade de interpretação e expressão criativa.
- Mudanças de postura (empatia, colaboração e respeito).
9. Adequação das propostas para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)
9. 1 Estratégias Inclusivas por tipo de necessidade
a) Deficiência Intelectual
- Utilizar frases curtas, com vocabulário simples e repetição das ideias principais da meditação.
- Apoiar a leitura com imagens ou símbolos.
- Propor atividades manuais com instruções passo a passo, com demonstrações práticas.
- Permitir apoio de um colega tutor ou mediador, promovendo a interação social.
b) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Utilizar rotina visual com figuras e sequência das etapas do projeto.
- Permitir que a meditação e atividades criativas sejam feitas com maior previsibilidade e apoio visual.
- Oferecer fones abafadores ou espaço mais silencioso, caso haja sensibilidade sensorial.
- Possibilitar que a expressão criativa seja feita por meio de desenhos, colagens ou vídeos curtos, sem obrigatoriedade de fala em público.
c) Deficiência Auditiva
- Entregar a meditação escrita em linguagem simples, acompanhada de imagens ilustrativas.
- Se possível, oferecer tradução em Libras (por profissional ou vídeo).
- Utilizar legendas ou transcrição das falas em atividades coletivas.
d) Deficiência Visual
- Utilizar textos ampliados ou leitura oral feita por um colega ou professor.
- Disponibilizar materiais táteis (texturas, colagens em relevo, uso de EVA).
- Orientar a família a apoiar o momento de leitura e meditação em casa com descrições orais.
- Permitir que o aluno compartilhe oralmente sua experiência no lugar da atividade visual.
e) Deficiência Física ou Mobilidade Reduzida
- Garantir acesso físico à bolsa do projeto e aos materiais.
- Adaptar atividades motoras com uso de suporte (moldes prontos, colagem com auxílio, uso de tecnologia assistiva).
- Estimular a participação por meio de leitura oral, narração, gravação de vídeos ou produção em parceria com colegas.
9. 2 Apoio da família e da Escola
- Envolver os pais/responsáveis no processo de adaptação, explicando os objetivos do projeto e sugerindo formas de participação em casa.
- Reunir-se com a orientação pedagógica e equipe multidisciplinar para ajustar o projeto às necessidades de cada aluno.
- Registrar no diário do projeto os avanços e as adaptações realizadas para cada aluno NEE.
9.3 Avaliação Inclusiva
- Avaliação contínua, qualitativa e descritiva, com foco no progresso individual e nível de participação.
- Considerar diferentes formas de expressão para avaliar os aprendizados (fala, desenho, dramatização, símbolos, escrita assistida, vídeos etc.).
- Valorizar o esforço, o engajamento e a superação de barreiras como indicadores de sucesso no projeto.
10. Anexos
Anexo 1

Anexo 2
