Simpósio do Itinerário de Aprofundamento de Ciências da Natureza

Projeto: Simpósio do Itinerário de Aprofundamento de Ciências da Natureza
Tema: Atmosfera em Foco: Desafios e Soluções para Problemas Ambientais
Professora: Erika Barbosa Marques Salgado
Colégio: Colégio Adventista São José dos Campos
Tempo destinado ao projeto: 14 aulas de aprofundamento para organização do simpósio
e 2 horas para as apresentações.

1. Justificativa

A crescente degradação ambiental, com ênfase nos problemas atmosféricos, como poluição do ar, aquecimento global e destruição da camada de ozônio, tem provocado sérios impactos sobre a saúde humana, os ecossistemas e o clima global. A compreensão dos desafios e soluções relacionados a esses problemas é fundamental para preparar as novas gerações a serem agentes de transformação ambiental. Como parte do currículo de Ciências da Natureza, é essencial que os alunos desenvolvam uma consciência crítica sobre esses temas e participem ativamente da busca por soluções sustentáveis.


2. Objetivos

    2.1 Objetivo geral
  • Promover o engajamento dos alunos do 1º ano do ensino médio em uma reflexão crítica sobre os principais problemas ambientais atmosféricos, incentivando-os a pesquisar, analisar e propor soluções sustentáveis.

2.2 Objetivos específicos
  • Fomentar a conscientização ambiental dentro e fora da sala de aula, fortalecendo a relação entre escola, comunidade e família.
  • Desenvolver habilidades de comunicação, pesquisa científica e responsabilidade socioambiental entre os alunos por meio da apresentação de palestras, banners e rodas de discussão.


3. Habilidades contempladas

O simpósio “Atmosfera em Foco” proporciona um espaço para que os alunos explorem e apresentem questões atuais sobre o meio ambiente, enquanto promovem o diálogo entre escola, comunidade e famílias sobre a importância da preservação ambiental. Esta abordagem será realizada trabalhando as seguintes habilidades:

EMIFCG01

Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

EMIFCG03

Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.


4. Público alvo

Alunos do itinerário de Ciências da Natureza do 1º Ano do Ensino Médio.


5. Cronograma

Datas

(pode variar conforme realidade da escola)

Aulas

Atividades

08/10/2024

1 aula de aprofundamento

Divisão dos grupos do Simpósio Divisão de tarefas

29/10/2024

1 aula de aprofundamento

Organização dos conteúdos, distribuição dos palestrantes e expositores de banners para o simpósio

05/11/2024

3 aulas de aprofundamento

Correção dos banners e treinamento das apresentações do simpósio

12/11/2024

3 aulas de aprofundamento

Correção dos banners e treinamento das apresentações do simpósio

19/11/2024

3 aulas de aprofundamento

Ensaio das apresentações e correção dos banners do simpósio

26/11/2024

3 aulas de aprofundamento

Ensaio geral para o simpósio

 

6. Materiais necessários

  • Auditório com multimídia para a realização do simpósio
  • Computadores para pesquisa e preparação do material
  • Banners

7. Desenvolvimento

Fase 1: Apresentação do Projeto
O professor deve apresentar a proposta do projeto para os alunos. A abordagem pode ser feita através de uma introdução breve ao tema, com o suporte de materiais-base: slides, vídeos e leituras.

Fase 2: Planejamento
A reunião de planejamento deve ser feita em sala, no momento da aula de Aprofundamento de Ciências da Natureza. Os alunos serão divididos em grupos com funções específicas:

  • Divulgação: Criação de banners (ver temas no anexo 1).
  • Seminário: Desenvolvimento de palestras expositivas (ver temas no anexo 2), a quantidade dependerá do número de alunos.
  • Apresentação musical: Música relativa ao tema.
  • Roda de discussão: Organização de um momento de debate e reflexão com os espectadores.


Fase 3:
Elaboração das apresentações
Oriente os alunos conforme as equipes previamente divididas.

Banner – Explicar aos alunos as diretrizes sobre conteúdo, design e formato do banner (dimensões, fontes, imagens).

Palestras/Seminários – Dividir a palestra em 3 etapas:

  • Introdução: Os alunos devem começar a palestra apresentando o tema de forma clara e envolvente. É importante definir o problema ou tópico que será abordado e explicitar a relevância dele para o simpósio e o público.
  • Desenvolvimento: Aprofundar o tema com exemplos, dados e explicações. Sugerir que usem uma estrutura lógica, como: Definição do problema, causas e impactos e soluções possíveis ou iniciativas já em andamento.
  • Conclusão: Finalizar com uma síntese do que foi apresentado e, se possível, provocar uma reflexão ou sugerir ações práticas.
  • Oriente-os a criar apresentações visualmente agradáveis, com menos texto e mais imagens, gráficos e esquemas, que ajudem a ilustrar os pontos-chave. Além disso, o texto nos slides deve ser grande o suficiente para que todos possam ler facilmente. Evite o excesso de informação em um único slide. Não os deixe esquecer de incluir as referências (fontes da pesquisa realizada) no último slide, enfatizando a importância de citar as origens das informações.


Apresentação Musical
– Pesquisar músicas que abordem o tema em questão e que se alinhem com as filosofias da Educação Adventista. Existe também a possibilidade da composição de uma música autoral ou da releitura de alguma música já existente (paródia). Escolha a melhor opção com os alunos.

Roda de Discussão – O tema será ‘’Soluções para um Futuro Sustentável: Como Famílias Podem Contribuir para Reduzir os Impactos Ambientais’’. Esse tema incentiva uma discussão sobre práticas sustentáveis que podem ser adotadas tanto pelos alunos quanto por seus pais em casa e na comunidade. A ideia é promover soluções simples e eficazes que ajudam a reduzir a pegada ambiental e a melhorar o meio ambiente a partir de ações familiares. Incite os alunos a desenvolverem tópicos/perguntas-chave que conduzirão o debate.

Perguntas sugestivas:

1. Quais pequenas ações diárias podemos adotar em nossas casas para reduzir o consumo de energia e a emissão de poluentes?

2. Como a reciclagem e a redução de resíduos sólidos podem ser praticadas em família? Quais são as dificuldades e como superá-las?

3. O uso consciente de água: como podemos implementar estratégias de economia no nosso cotidiano?

4. De que forma pais e filhos podem influenciar a comunidade local a adotar práticas mais sustentáveis?

5. Quais são as alternativas ao uso de combustíveis fósseis no transporte familiar e como a mobilidade urbana sustentável pode ser promovida?

Fomentar uma conversa prática e colaborativa entre pais e filhos, mostrando como as famílias podem atuar como agentes de transformação ambiental. A roda de discussão destacará a importância de ações simples, como economia de recursos, reciclagem e consumo consciente, que podem ser aplicadas no dia a dia para construir um futuro mais sustentável.

Fase 4: Ensaio

Organize um ensaio com os alunos, para que repassem todos as partes do programa. Auxilie especialmente com os três pontos abaixo:

Treinamento de Oratória – Ajudar os alunos a praticarem a fala em público. Ensaio das palestras na frente da turma e professores para ganharem confiança.

Postura e Expressão – Treino de postura, contato visual com a plateia e uso adequado da linguagem corporal. Eles devem falar de forma clara e com volume adequado, sem pressa.

Gestão do Tempo – Ajude-os a cronometrar suas falas para que fiquem dentro do tempo estipulado (10 minutos).

Para facilitar o bom desenvolvimento do projeto, é recomendado que tudo que for ser utilizado no dia já esteja separado com antecedência. Além disso, prepare um roteiro/programa, com a ordem das apresentações, previsão de horários e demais informações; imprima uma cópia para cada participante, para que todos possam acompanhar conforme o desenrolar da programação.

Fase 5: Apresentação

Com o suporte da Instituição, realize o Simpósio em um dia da sua preferência.


8. Avaliação

O desenvolvimento do projeto comporá a nota do eixo estruturante de ciências da natureza e suas tecnologias.

9. Anexos

  • Temas sugestivos para os Banners.
  • Temas sugestivos para apresentação do Seminário.

Anexo 1 – Temas sugestivos para os Banners sobre Problemas Ambientais Atmosféricos:

  1. Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global
    Explorar como a emissão de gases de efeito estufa afeta o clima global, as causas e as consequências para o ambiente e para as populações humanas.
  2. Efeito Estufa: Natural vs. Antropogênico
    Diferenciar o efeito estufa natural do intensificado pelas atividades humanas, explicando os principais gases envolvidos e seus impactos.
  3. Chuva Ácida: Causas e Consequências
    Investigar as fontes de poluentes atmosféricos que causam a chuva ácida, seus efeitos sobre o solo, água e edificações, além dos impactos nos ecossistemas.
  4. Destruição da Camada de Ozônio: Impactos no Ambiente e na Saúde Humana
    Apresentar as substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio, como os CFCs, e as consequências para a saúde humana, como o aumento de câncer de pele.
  5. Poluição Atmosférica nas Cidades
    Discutir as principais fontes de poluição urbana (veículos, indústrias), seus efeitos na saúde pública e como a qualidade do ar é monitorada.
  6. Efeitos dos Incêndios Florestais sobre a Atmosfera
    Abordar o impacto da queima de florestas, como na Amazônia ou em outras áreas, sobre a emissão de carbono e a perda de biodiversidade.
  7. A Crise do Carbono: Como a Exposição de Combustíveis Fósseis Agrava os Problemas Atmosféricos
    Discutir a relação entre o uso de combustíveis fósseis e a emissão de CO, e as consequências para o aquecimento global.
  8. Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) e sua Dispersão na Atmosfera
    Apresentar os efeitos dos poluentes orgânicos persistentes, como pesticidas e dioxinas, que são transportados pela atmosfera e acumulam-se em regiões distantes.
  9. Ilhas de Calor Urbanas: O Impacto das Cidades no Clima Local
    Explicar o fenômeno das ilhas de calor urbanas, como a impermeabilização do solo e a falta de vegetação afetam o clima nas cidades.
  10. Amazônia: O Papel da Floresta no Ciclo Atmosférico Global
    Analisar como o desmatamento da Amazônia impacta o ciclo de carbono, evapotranspiração e as condições atmosféricas regionais e globais.
  11. Agricultura Intensiva e sua Contribuição para a Poluição Atmosférica
    Explorar o uso de fertilizantes e pesticidas que se volatizam, além da pecuária intensiva, que emitem grandes quantidades de metano.
  12. Impacto das Erupções Vulcânicas no Clima Global
    Estudar como grandes erupções vulcânicas afetam temporariamente o clima global, reduzindo a temperatura devido à liberação de partículas de enxofre na estratosfera.
  13. Tecnologias Verdes para Redução da Poluição Atmosférica
    Investigar soluções tecnológicas, como filtros industriais, veículos elétricos e energia limpa, que contribuem para reduzir a poluição do ar.

Anexo 2 – Temas sugestivos para apresentação do Seminário – Itinerário Ciências da Natureza 1º ano

  • Smog Fotoquímico: o problema em grandes centros urbanos.  Causas, condições que favorecem a formação, efeitos sobre a saúde e meio ambiente.
  • Fenômenos Atmosféricos Extremos: Furações, Tornados e Tempestades. Aumento da frequência e intensidade de eventos atmosféricos extremos e sua relação com as mudanças climáticas.
  • A crise dos recifes: O branqueamento dos corais e o futuro dos oceanos.

Objetivos: Conscientizar sobre a gravidade da crise dos recifes de coral e o impacto do branqueamento, informar sobre as causas do branqueamento e as consequências para os ecossistemas marinhos e a humanidade e sensibilizar a audiência para a adoção de práticas mais sustentáveis e a importância da preservação dos oceanos.

  • O legado da criação: A mordomia cristã na proteção do meio ambiente.

Objetivos: Conectar a fé cristã com a responsabilidade ambiental, mostrando que o cuidado com a criação é um chamado bíblico, conscientizar sobre a importância da mordomia cristã na proteção do meio ambiente e seus recursos naturais e acender um alerta principalmente para os cristãos se estão cumprindo com seu papel de mordomo.

  • “Aquecimento Global: Fato Inquestionável ou Narrativa Discutível?”, serão abordados diferentes ângulos do debate sobre as mudanças climáticas. O objetivo é questionar se o aquecimento global é realmente uma verdade incontestável ou se há exageros e incertezas nas previsões e narrativas amplamente divulgadas. A discussão passará pela análise crítica de dados científicos, limites dos modelos climáticos, interesses econômicos e políticos envolvidos e o papel da mídia na disseminação de informações. O público será convidado a refletir sobre a complexidade do tema, considerando tanto as evidências favoráveis quanto as críticas, e a importância do pensamento cético e informado ao lidar com questões globais.
  • “Camada de Ozônio e CFC: Verdades Científicas ou Mitos Persistentes?”, será explorada a relação entre os clorofluorocarbonos (CFCs) e a destruição da camada de ozônio sob uma perspectiva crítica. Serão analisadas as evidências científicas que embasaram o Protocolo de Montreal e as campanhas contra o uso de CFCs, bem como revisões e dados atuais que questionam a precisão dessas conclusões. A discussão incluirá aspectos como a eficácia das políticas globais, possíveis interesses econômicos e políticos envolvidos e o papel da mídia na disseminação dessas informações. O objetivo é incentivar o público a refletir sobre se as informações aceitas hoje permanecem sólidas ou se certas narrativas precisam ser revistas à luz de novas evidências.

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