Leituras surpreendentes para a docência

É clichê dizer, mas professor também aprende. Educar é uma missão que exige empatia e aprendizado constante. A leitura, por sua vez, é um excelente instrumento de atualização e ampliação de horizontes. O mundo muda, a sociedade se transforma, e a educação, enquanto elemento fundamental para fomentar estes câmbios, também precisa crescer e se adaptar de acordo com as necessidades que se apresentam. Nada melhor para caminhar nesta direção, enquanto educadores, que ter acesso a materiais que enriquecem a prática, sugerem insights, potencializam o trato com o aluno e disponibilizam ferramentas para enfrentar os desafios diários do ensino.

Um livro pode exercer múltiplas funções. Levar a refletir, oferecer tutoriais técnicos, agregar bagagem cultural à mente, proporcionar experiências sensíveis sobre temas variados, potencializar metodologias e práticas didáticas, fazer rir e chorar. Um professor que se preocupa em elevar sua prática deve valer-se, sem dúvida, de leituras diversas que possibilitam a expansão de sua atuação enquanto humano e profissional.

Para ajudá-lo nesta missão, confira algumas dicas de materiais ricos em conteúdo e que podem ser surpreendentes para sua prática docente.

1. Educação

A obra, de autoria da norte-americana Ellen White, aborda a educação enquanto desenvolvimento completo e harmonioso das diferentes capacidades humanas. Mais que conquistar diplomas ou ganhar dinheiro, educação proporciona autonomia e autocontrole, entendimento sobre amor e honestidade, características essenciais para ter sucesso e alegria na vida. O livro empreende, junto ao leitor, uma jornada para alcançar e ensinar estas competências e tem sido ferramenta valiosa para professores, pais e estudantes.

2. Professor Criativo, Aluno Encantado (Doris Lima, Gildene do Ouro L. Silva)

Você, mais do que ninguém, sabe que professores se desdobram no cotidiano para transmitir o conhecimento de maneira didática, dinâmica e palatável. Diante dessa realidade, os mestres precisam recorrer à criatividade para encantar seus alunos diariamente. Esse livro ensina a desenvolver práticas pedagógicas criativas, estimulando ensino e aprendizagem proveitosos. 

3. Educando para a Eternidade (George Knight)

O livro de Knight é forte, claro e envolvente. Com uma linguagem agradável e direta, prezando pelo viés dos princípios ético-morais, o autor reflete sobre “quem” deve educar, “porque” os alunos estão ali e “o que”, de fato, devem aprender. Aborda valores essenciais para produzir alunos capazes de transformar a sociedade, evitando que sigam o caminho da indiferença ou ceticismo. Fala a educadores como trabalhar questões imprescindíveis para formar cidadãos conscientes. Um livro para todas as gerações. .

4. Preparando os Professores para um Mundo em Transformação (Linda Darling-Hammond e John Bransford)

O material foi escrito para professores, lideranças escolares, pesquisadores e aqueles que pensam e formulam políticas educacionais. Um livro que trata dos rápidos avanços nos conhecimentos enfatizando como as pessoas podem aprender e ensinar de modo eficaz. Reflete sobre conceitos fundamentais do processo educativo e sugere práticas pedagógicas que deveriam ser consideradas por todos os docentes.

Ensinar é uma missão complexa e que exige do professor grande dedicação e empenho. Estar aberto à atualização, reflexão criativa, à revisão de práticas estabelecidas é essencial para o crescimento de todo docente e, também, do processo educacional. Uma formação contínua pode acontecer com pequenos passos, a exemplo de leituras periódicas de materiais que enriqueçam as práticas individuais. Gostou das dicas? Porque não ampliar sua biblioteca e investir em possibilidades que te darão acesso a novos universos possíveis na educação? Mais importante que extenso conhecimento técnico, é uma atitude de abertura para o aprendizado e para a transformação.

Veja também:

Ensino Bilíngue

As professoras Janice Ricciardi e Lilian Cardoso apresentam o Ensino Bilíngue da Rede Adventista e sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

Leia mais