Projeto desenvolvido no Instituto Adventista de Manaus – AM
Professora: Karine da Costa Vieira – 2º ano
Tempo destinado ao projeto: 14 dias
- OBJETIVO GERAL
Conhecer gêneros textuais como diferentes formas de comunicação e promover as relações interpessoais entre alunos do Instituto Adventista de Manaus e crianças do abrigo “O coração do Pai”, em Manaus.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o gosto pela leitura e escrita a partir da elaboração de cartas, cartazes e convites;
- Desenvolver a habilidade de comunicação por meio de atividades verbais e escritas;
- Incentivar a produção colaborativa;
- Identificar as características de diferentes gêneros textuais;
- Estimular a criatividade e a coordenação motora fina por meio das atividades propostas;
- Estabelecer uma relação harmoniosa entre os envolvidos no projeto.
- CONTEÚDO CURRICULAR
- Gêneros textuais: carta, cartaz e convite;
- Leitura e escrita;
- Compreensão leitora;
- Vocabulário.
- DESENVOLVIMENTO
O projeto LEIA foi desenvolvido em sete etapas ao longo de um mês de aula. A seguir, cada etapa e suas respectivas atividades:
1ª etapa
- Apresentação da atividade (livro de Língua Portuguesa Interagir e Crescer, p. 110), que propõe a confecção de cartazes para arrecadação de brinquedos para um orfanato;
- Despertamento da curiosidade dos alunos para a visita a um orfanato;
- Orientações sobre o gênero textual carta;
- Produção de cartas para entregar às crianças do abrigo.
2ª etapa
- Contato telefônico e agendamento de uma visita ao abrigo “O coração do Pai”, em Manaus;
- Solicitação para a realização da proposta no livro didático;
- Aprovação da proposta pela coordenação do abrigo;
- Convite oral da direção do abrigo para as crianças da escola participarem do evento Rua de Lazer, no dia 12 de outubro, em alusão ao Dia das Crianças;
- Planejamento do encontro das crianças de ambos os lugares com previsão de horário, lanche, normas a serem cumpridas e detalhes do evento;
- Entrega das cartas que os alunos confeccionaram para as crianças do abrigo.
3ª etapa
- Explicação da professora de como seria a visita dos alunos ao abrigo;
- Explicação sobre o funcionamento do evento Rua de Lazer e respectivas atividades, como pula-pula, piscina de bolinhas, escorregador, bola, corda, brincadeiras de rua, entre outras;
- Proposta da confecção de cartazes (segundo gênero textual estudado);
- Motivação: incentivar a comunidade escolar e demais colaboradores a arrecadar brinquedos para o abrigo “O coração do Pai” e desenvolver a solidariedade dos pais e dos alunos;
- Formação de equipes para promover a interação entre os alunos.
4ª etapa
- Reunião com os pais para relatar o desenvolvimento dos alunos durante as etapas do projeto: avanços na compreensão leitora, escrita de pequenos textos, rendimento interdisciplinar e importância da valorização da produção colaborativa;
- Orientações aos pais sobre as permissões e proibições durante as atividades do evento. As proibições incluíam: não tirar foto das crianças (ordem judicial) e não fazer questionamentos sobre os motivos pelos quais estão no abrigo;
- Apresentação de fotos das atividades realizadas em sala de aula durante as etapas do projeto;
- Entrega de materiais produzidos pelos alunos;
- Relatos dos pais sobre as mudanças que presenciaram em seus filhos em relação à caridade e ao amor desenvolvidos, preparando-os para a cidadania;
- Leitura bíblica de Provérbios 22: 6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
5ª etapa
- Abordagem do terceiro gênero textual a ser estudado (convite);
- Elaboração dos convites para entregar aos pais sobre a entrega dos brinquedos às crianças do abrigo “O coração do Pai”;
- Coleta de brinquedos para a campanha.
6ª etapa
- Embrulho de todos os brinquedos;
- Desenvolvimento da coordenação motora fina, uma vez que havia alunos que sentiam dificuldade em dobrar papéis, fazer nós e laços.
7ª etapa
- Encontro dos alunos com as crianças do abrigo para se conhecerem, trocarem experiências e brincarem no evento Rua de Lazer;
- Entrega dos brinquedos arrecadados ao longo do projeto;
- Interação e colaboração dos pais como voluntários do abrigo no evento;
- Finalização do projeto Ler, Escrever e Interagir com Amor.
- AVALIAÇÃO
Durante as atividades percebeu-se o interesse dos alunos em melhorar a escrita a fim de serem melhor compreendidos pelo leitor. A participação dos pais também foi fundamental para a motivação nas atividades propostas, e os alunos puderam perceber, na prática, a importância da comunicação oral e escrita.
O projeto LEIA alcançou os dois objetivos centrais, que envolvem a prática da leitura e escrita como fundamentos e a solidariedade e interação com o próximo. O projeto LEIA aproximou os alunos, os pais e a comunidade escolar.
Faz-se necessário a promoção de atividades solidárias envolvendo os alunos, para que percebam o prazer de seguir os passos de Jesus descritos em Lucas 2:52: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”
- REFERÊNCIA
SOUZA, Hulda Cyrelli de. Língua Portuguesa 2º ano. 3. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015. (Coleção Interagir e Crescer).