Guia prático: Educomunicação

Educomunicação é uma interface entre os campos da Comunicação e Educação. É um campo de ensino que se concentra no desenvolvimento das habilidades críticas e competências necessárias para entender, analisar, avaliar e produzir conteúdo para mídias.


O educomunicador é um profissional que atua na construção deste espaço diferenciado para a compreensão das mídias, seu papel, suas potencialidades, o poder e efeito de suas mensagens, bem como na elaboração de práticas de comunicação em ambientes escolares.


As famílias também podem se tornar educomunicadoras. Ao dar acesso à informação de qualidade e condições/ferramentas de entendimento destes conteúdos, ou ainda na seleção cuidadosa de canais e materiais que as crianças/adolescentes terão acesso, ajudam a moldar mentes mais criativas e conscientes.


O diálogo, seja na escola ou em casa, sobre os conteúdos disponíveis nos variados canais de comunicação, e sua relevância ou prejuízo, também é uma ação potente. As mídias podem tornar-se excelentes caminhos para amplo crescimento, formação e fomento a uma educação mais inclusiva e engajadora.


Vamos experimentar?

Veja também:

Guia prático: Educação Maker

A “cultura maker” coloca as pessoas como protagonistas dos processos de criação, desenvolvimento e fabricação. O objetivo central de implementar uma “educação maker” em escolas

Leia mais