A “cultura maker” coloca as pessoas como protagonistas dos processos de criação, desenvolvimento e fabricação.
O objetivo central de implementar uma “educação maker” em escolas é tornar o aluno protagonista de seu desenvolvimento intelectual. A “educação maker” pode ser aplicada em diferentes níveis, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Sperior, adaptando-se às necessidades e recursos disponíveis.
Crianças são curiosas por natureza. Adoram colocar a mão na massa e sentem realização ao ver resultados palpáveis do seu próprio trabalho. Alunos que tiverem contato com a cultura maker desde os primeiros anos de escola terão um arsenal muito maior para lidar com os avanços do mercado, bem como desenvolverão formas mais inteligentes de se relacionarem com o coletivo. Serão capazes de se destacar nesse futuro que ainda não conhecemos.
Um estudante iniciado na “cultura maker” aprende a assumir riscos criativos, está sempre disposto a tentar coisas novas, adota um pensamento interativo e, inequivocamente, passa a transformar suas falhas em oportunidade para crescimento.
A educação que investe neste caminho prepara indivíduos para serem criadores de sistemas.
Que tal experimentar?