Projeto desenvolvido no Colégio Adventista Paul Bernand – Manaus, AM
Professora: Francinete Lima de Sousa – Jardim III
Tempo destinado ao projeto: 1 mês (20 horas)
- OBJETIVO
Envolver os pais no estudo da Bíblia, o principal livro no desenvolvimento harmônico da criança.
- CONTEÚDO CURRICULAR
- Valorização da família;
- Solidariedade;
- Cooperação.
- DESENVOLVIMENTO
Em sala de aula
1ª semana – A professora contou as histórias “O início de uma família”, “Um pouco de farinha e óleo”, “Bons amigos”, “Amigos de Jesus”, “O bom samaritano”, “Jesus cura o paralítico” em sala de aula utilizando diversos recursos (5h).
2ª semana – O livro Aventuras bíblicas, volume 3, foi enviado para a casa de cada aluno (com uma carta informando o passo a passo do projeto*). Nesse período, os pais contaram as histórias para os filhos e enviaram uma fotografia, como registro, para a professora (5h).
3ª semana – As crianças escolheram uma das histórias apresentadas pela professora e, com a ajuda dos pais, gravaram um vídeo recontando a história a seu modo. O vídeo foi encaminhado para a professora via WhatsApp (10h).
Em casa
- Leitura de histórias do livro Aventuras bíblicas feita pelos pais ou responsáveis.
- Registro, por meio de foto, dos momentos de contação de histórias.
- Apresentação da narrativa escolhida pela criança aos familiares, destacando os principais acontecimentos e uma lição de moral.
- Gravação de um vídeo com a criança apresentando a história aos pais ou responsáveis.
- MATERIAL DE APOIO
- Coleção Nosso Amiguinho 2º semestre – volume 3 – Casa Publicadora Brasileira
- Livro paradidático Aventuras bíblicas, volume 3 Bíblia
- Computador/celular
- DVD
- Televisão
- AVALIAÇÃO
4ª semana – A professora organizou todos os vídeos e apresentou aos alunos e aos pais (5h). Foram considerados, para fins de avaliação, a participação do aluno bem como o interesse e o envolvimento da família. No desenvolvimento do projeto também foram avaliadas a história contada e a gravação do vídeo.
- REFERÊNCIAS
AMAZONITA, Kenia; OLIVEIRA, Sueli F. Aventuras bíblicas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2013 v.3.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009. p. 1120.
* Passo a passo do projeto “Estou na TV!”
1º passo: selecionar histórias de acordo com os conteúdos e contá-las em sala de aula usando recursos diversos, durante uma semana.
2º passo: enviar aos pais uma carta explicando o projeto e motivando-os a participar da vida escolar do aluno.
3º passo: encaminhar o paradidático para casa, solicitando aos pais ou responsáveis que contem, a cada dia, uma história diferente à criança e registrem esse momento por meio de foto.
4º passo: incentivar os alunos a gravar, com a ajuda dos familiares, um vídeo no qual recontam a história que mais lhes chamou a atenção, dentre as muitas existentes no livro Aventuras bíblicas.
5º passo: reunir os vídeos produzidos pelas crianças, gravá-los em um DVD e exibir as histórias em sala de aula. Se desejar, enviar uma cópia do DVD aos pais.