Arrecadação de Brinquedos para o Dia das Crianças

Projeto desenvolvido no Colégio Adventista Santa Genoveva
Tema: Solidariedade em Ação: A Importância de Fazer o Bem
Professora: Kennya Coelho Costa de Oliveira
Participação especial: Lucas Wesley Martins dos Santos e Sara Rodrigues
Tempo destinado ao projeto: 6 horas/aulas

1. Objetivos

O projeto visa estimular nos alunos do Ensino Fundamental II e Médio valores como solidariedade, empatia e trabalho em equipe, mostrando efetivamente como a educação vai além da sala de aula, envolvendo a comunidade em ações concretas de amor ao próximo. Os principais objetivos a serem alcançados com os alunos são:

  • Organizar e gerenciar uma campanha de arrecadação de brinquedos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e organização para mobilizar a comunidade escolar.
  • Participar ativamente do processo de triagem, montagem e distribuição dos brinquedos.
  • Refletir sobre a importância do voluntariado e a responsabilidade social.
  • Entender a importância do papel da educação na promoção de ações solidárias e comunitárias.

2. Componentes curriculares e tema contemporâneo

  • História e cidadania: Discussão sobre o papel social da solidariedade e a importância das instituições de assistência social.
  • Matemática: Organização, classificação e contagem dos brinquedos arrecadados, fazendo kits para as crianças contempladas.
  • Língua Portuguesa: Elaboração de cartazes, textos de divulgação e agradecimento.
  • Ensino Religioso: Reflexão sobre o valor da generosidade e o papel da escola em ações comunitárias.

3. Público-alvo

O projeto foi realizado com os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º a 3º ano).

4. Tempo estimado

Três semanas de duração total, com 2 horas/aulas semanais durante as semanas de preparação. Este tempo deve ser dividido entre arrecadação, triagem, montagem dos kits e entrega na creche.

5. Materiais necessários

  • Computadores para organizar a logística da campanha.
  • Cartazes e folhetos para divulgação do projeto.
  • Caixas para coleta de brinquedos.
  • Sacolas ou embalagens para montar os kits.
  • Transporte para levar os brinquedos até a creche.
  • Vídeos e materiais paradidáticos sobre solidariedade e cidadania para reflexão.

6. Desenvolvimento

Fase 1: Apresentação do Projeto

Os professores, com o auxílio do capelão ou de alguém com experiência missionária, devem apresentar a proposta do projeto para os alunos. Neste momento, é necessário conseguir alguém para compartilhar sua história pessoal, mencionando sua experiência missionária e exemplificando o impacto esperado através do projeto.

Fase 2: Planejamento

Os alunos serão divididos em grupos com funções específicas:

  • Escolha da instituição a ser beneficiada junto com a coordenação e professores da escola.
  • Divulgação: Criação do logo (ver anexo 1), de cartazes e campanhas nas redes sociais.
  • Logística: Organização dos pontos de coleta e controle da arrecadação e entrega dos brinquedos.
  • Montagem: Triagem e preparação dos brinquedos, separando por faixa etária.

Fase 3: Divulgação

Com o auxílio dos professores, o grupo de alunos responsável pela divulgação deverá produzir os elementos visuais necessários para a propagação da campanha. Tais elementos (cartazes, folhetos, posts nas redes sociais, vídeos etc.) deverão ser produzidos na escola, com suporte de computadores, impressora e demais recursos da própria Instituição escolar.

Fase 4: Arrecadação

Durante o período de três semanas, os alunos terão como objetivo incentivar toda a escola a doar brinquedos, novos e usados, em bom estado. Nesta etapa do projeto é necessária a integração dos familiares e da comunidade escolar, com o objetivo de fortalecer os laços sociais. Caixas de arrecadação, acompanhadas de sinalização/cartazes, deverão ser espalhadas em diversos ambientes da escola, para facilitar o recolhimento dos brinquedos. Para melhor organização, separar uma sala ou ambiente que sirva como depósito.

Fase 5: Montagem dos kits

Após o recebimento de todas as doações, uma triagem deve ser feita, tendo como foco a verificação da qualidade e integridade dos brinquedos, e a divisão de acordo com a sua faixa etária. Com o suporte dos professores, os alunos devem se reunir para montar os kits personalizados para cada criança, considerando a faixa etária. Ver modelo no anexo 2.

Fase 6: Entrega na Creche

No dia 12 de outubro, os brinquedos deverão ser entregues na instituição definida pela escola. Os alunos que participarem da entrega poderão ver o impacto de sua ação solidária diretamente nas crianças, reforçando a importância da responsabilidade social. Sugerimos que após a ação seja entregue um cartão parabenizando os alunos pela participação no projeto (ver anexo 4).

Fase 7: Análise pós projeto

Após a completude do projeto, é necessária uma reflexão com os alunos sobre o valor da generosidade e o papel da escola em ações comunitárias. Esse momento reflexivo pode ser feito em sala de aula, ou até mesmo em uma capela, onde os resultados podem ser expostos para os alunos, através de fotos e/ou vídeos da entrega dos brinquedos e das crianças recebendo-os. A ação de refletir sobre a importância do voluntariado, a responsabilidade social e entender a importância do papel da educação na promoção de ações solidárias e comunitárias é essencial para a efetividade da campanha.

7. Avaliação

A avaliação será contínua, levando em conta:

  • O envolvimento ativo dos alunos em cada fase do projeto.
  • A capacidade de trabalhar em grupo, resolver problemas e gerir a campanha.
  • Reflexões escritas ou orais sobre a experiência, incentivando a análise crítica sobre o impacto social do projeto.

8. Adequação para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE)

Foram feitas adaptações para os alunos com necessidades especiais, como:

  • Apoio individual nas atividades de organização e montagem dos brinquedos, facilitando a participação no projeto.
  • Materiais adaptados, como cartazes com letras grandes e linguagem simples, para garantir que todos pudessem participar da divulgação.
  • Inclusão em atividades colaborativas, garantindo que todos se sentissem parte ativa do projeto, com ajuda da orientação escolar e das famílias.

9. Anexos

Anexo 1: Exemplo de logo para o projeto

proj-arrec-anexo1

Anexo 2: Exemplo do kit montado

proj-arrec-anexo2

Anexo 3: Vídeo e imagens utilizados no projeto-base

Anexo 4: Exemplo de recado pós-projeto, para parabenizar os alunos participantes

proj-arrec-anexo4

Veja também: