Aprimorando a prática para a próxima etapa letiva

A velocidade é marca registrada do nosso tempo. Tudo evolui em um ritmo muitas vezes difícil de acompanhar. O que força profissionais, por uma questão de sobrevivência, a uma busca constante por crescimento, evolução, aperfeiçoamento. No entanto, vez ou outra, a procura nem sempre é motivada por algo bom.

Você, professor (a), sabe muito bem disso, não é verdade? Muitas vezes, pela necessidade da profissão é preciso fazer reciclagem, aprender e criar para oferecer o melhor aos seus alunos. Da noite para o dia, quase que literalmente, foi preciso se transformar em Youtuber, Influenciador Digital e Comunicador. Você precisou mudar a forma de ensinar e encontrar novos métodos de promover e criar conexão entre os estudantes. E sabe o que é mais bonito de perceber? Nós conseguimos! Nós aprendemos! Não sem erros e acertos, não sem adaptação. Ainda assim, há sensação melhor do que a de um desafio superado?

Isto não é novidade, e é bem provável que você já saiba. Porém não custa reforçar: a educação não vai retroceder. As mudanças vieram para ficar e não vão parar. Diante desta realidade, portanto, há apenas uma saída. Continuar aprendendo, melhorando, experimentando.

Se é verdade que a rotina como professores é acelerada, também é verdade que o professor tira férias duas vezes ao ano! Pensando nisso, confira algumas alternativas para aproveitar as férias, ou parte delas no aperfeiçoamento e voltar mais preparado para a sala de aula no semestre seguinte. Mas antes, não custa lembrar que o estudo é parte muito importante do processo de aperfeiçoamento. Por isso, se programe, reserve um tempo e invista em você! Estude! Atualize-se!

Cursos livres em Comunicação:

Especializações e cursos livres são uma excelente opção para quem busca enriquecer o currículo ao mesmo tempo em que descobre melhores maneiras de exercer a profissão. Dada a atual conjuntura, na qual o ensino ainda está híbrido, um curso rápido na área de comunicação é indispensável.  Um técnico, por exemplo, não é uma formação demorada e vai te dar o conhecimento prático a respeito de como produzir informação para os mais diversos canais de comunicação. Um conhecimento imprescindível para agregar valor às suas aulas e torná-las ainda mais eficazes nesse contexto de ensino híbrido.

Cursos livres em psicologia:

Além dos cursos na área de educação, cuja indicação parece óbvia, a psicologia é outro campo de conhecimento no qual vale a pena se aventurar. A razão é simples: professor lida com gente e gente tem emoções, traumas e desafios. Se você quer praticar um ensino que não deixe de olhar para o ser humano em sua essência, é importante conhecer como é que a mente funciona.

Na hora de selecionar a forma e o local para realizar esses cursos, não deixe de considerar a qualidade da instituição e os valores que são compartilhados ao longo do curso. Procure ser fiel àquilo que acredita. Isso faz muita diferença. E então, em qual área você sente que pode melhorar ou tem vontade de aprender? Vontade, tempo, programação e foco é tudo o que você precisa para ser um(a) professor(a) melhor para seus alunos e, um profissional ainda mais capacitado! Não deixe a oportunidade passar.

Veja também:

Ensino Bilíngue

As professoras Janice Ricciardi e Lilian Cardoso apresentam o Ensino Bilíngue da Rede Adventista e sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

Leia mais