Projeto: Simpósio do Itinerário de Aprofundamento de Ciências da Natureza
Tema: Atmosfera em Foco: Desafios e Soluções para Problemas Ambientais
Professora: Erika Barbosa Marques Salgado
Colégio: Colégio Adventista São José dos Campos
Tempo destinado ao projeto: 14 aulas de aprofundamento para organização do simpósio
e 2 horas para as apresentações.
1. Justificativa
A crescente degradação ambiental, com ênfase nos problemas atmosféricos, como poluição do ar, aquecimento global e destruição da camada de ozônio, tem provocado sérios impactos sobre a saúde humana, os ecossistemas e o clima global. A compreensão dos desafios e soluções relacionados a esses problemas é fundamental para preparar as novas gerações a serem agentes de transformação ambiental. Como parte do currículo de Ciências da Natureza, é essencial que os alunos desenvolvam uma consciência crítica sobre esses temas e participem ativamente da busca por soluções sustentáveis.
2. Objetivos
2.1 Objetivo geral
- Promover o engajamento dos alunos do 1º ano do ensino médio em uma reflexão crítica sobre os principais problemas ambientais atmosféricos, incentivando-os a pesquisar, analisar e propor soluções sustentáveis.
2.2 Objetivos específicos
- Fomentar a conscientização ambiental dentro e fora da sala de aula, fortalecendo a relação entre escola, comunidade e família.
- Desenvolver habilidades de comunicação, pesquisa científica e responsabilidade socioambiental entre os alunos por meio da apresentação de palestras, banners e rodas de discussão.
3. Habilidades contempladas
O simpósio “Atmosfera em Foco” proporciona um espaço para que os alunos explorem e apresentem questões atuais sobre o meio ambiente, enquanto promovem o diálogo entre escola, comunidade e famílias sobre a importância da preservação ambiental. Esta abordagem será realizada trabalhando as seguintes habilidades:
EMIFCG01 | Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais. |
EMIFCG03 | Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos. |
4. Público alvo
Alunos do itinerário de Ciências da Natureza do 1º Ano do Ensino Médio.
5. Cronograma
Datas (pode variar conforme realidade da escola) | Aulas | Atividades |
08/10/2024 | 1 aula de aprofundamento | Divisão dos grupos do Simpósio Divisão de tarefas |
29/10/2024 | 1 aula de aprofundamento | Organização dos conteúdos, distribuição dos palestrantes e expositores de banners para o simpósio |
05/11/2024 | 3 aulas de aprofundamento | Correção dos banners e treinamento das apresentações do simpósio |
12/11/2024 | 3 aulas de aprofundamento | Correção dos banners e treinamento das apresentações do simpósio |
19/11/2024 | 3 aulas de aprofundamento | Ensaio das apresentações e correção dos banners do simpósio |
26/11/2024 | 3 aulas de aprofundamento | Ensaio geral para o simpósio |
6. Materiais necessários
- Auditório com multimídia para a realização do simpósio
- Computadores para pesquisa e preparação do material
- Banners
7. Desenvolvimento
Fase 1: Apresentação do Projeto
O professor deve apresentar a proposta do projeto para os alunos. A abordagem pode ser feita através de uma introdução breve ao tema, com o suporte de materiais-base: slides, vídeos e leituras.
Fase 2: Planejamento
A reunião de planejamento deve ser feita em sala, no momento da aula de Aprofundamento de Ciências da Natureza. Os alunos serão divididos em grupos com funções específicas:
- Divulgação: Criação de banners (ver temas no anexo 1).
- Seminário: Desenvolvimento de palestras expositivas (ver temas no anexo 2), a quantidade dependerá do número de alunos.
- Apresentação musical: Música relativa ao tema.
- Roda de discussão: Organização de um momento de debate e reflexão com os espectadores.
Fase 3: Elaboração das apresentações
Oriente os alunos conforme as equipes previamente divididas.
Banner – Explicar aos alunos as diretrizes sobre conteúdo, design e formato do banner (dimensões, fontes, imagens).
Palestras/Seminários – Dividir a palestra em 3 etapas:
- Introdução: Os alunos devem começar a palestra apresentando o tema de forma clara e envolvente. É importante definir o problema ou tópico que será abordado e explicitar a relevância dele para o simpósio e o público.
- Desenvolvimento: Aprofundar o tema com exemplos, dados e explicações. Sugerir que usem uma estrutura lógica, como: Definição do problema, causas e impactos e soluções possíveis ou iniciativas já em andamento.
- Conclusão: Finalizar com uma síntese do que foi apresentado e, se possível, provocar uma reflexão ou sugerir ações práticas.
- Oriente-os a criar apresentações visualmente agradáveis, com menos texto e mais imagens, gráficos e esquemas, que ajudem a ilustrar os pontos-chave. Além disso, o texto nos slides deve ser grande o suficiente para que todos possam ler facilmente. Evite o excesso de informação em um único slide. Não os deixe esquecer de incluir as referências (fontes da pesquisa realizada) no último slide, enfatizando a importância de citar as origens das informações.
Apresentação Musical – Pesquisar músicas que abordem o tema em questão e que se alinhem com as filosofias da Educação Adventista. Existe também a possibilidade da composição de uma música autoral ou da releitura de alguma música já existente (paródia). Escolha a melhor opção com os alunos.
Roda de Discussão – O tema será ‘’Soluções para um Futuro Sustentável: Como Famílias Podem Contribuir para Reduzir os Impactos Ambientais’’. Esse tema incentiva uma discussão sobre práticas sustentáveis que podem ser adotadas tanto pelos alunos quanto por seus pais em casa e na comunidade. A ideia é promover soluções simples e eficazes que ajudam a reduzir a pegada ambiental e a melhorar o meio ambiente a partir de ações familiares. Incite os alunos a desenvolverem tópicos/perguntas-chave que conduzirão o debate.
Perguntas sugestivas:
1. Quais pequenas ações diárias podemos adotar em nossas casas para reduzir o consumo de energia e a emissão de poluentes?
2. Como a reciclagem e a redução de resíduos sólidos podem ser praticadas em família? Quais são as dificuldades e como superá-las?
3. O uso consciente de água: como podemos implementar estratégias de economia no nosso cotidiano?
4. De que forma pais e filhos podem influenciar a comunidade local a adotar práticas mais sustentáveis?
5. Quais são as alternativas ao uso de combustíveis fósseis no transporte familiar e como a mobilidade urbana sustentável pode ser promovida?
Fomentar uma conversa prática e colaborativa entre pais e filhos, mostrando como as famílias podem atuar como agentes de transformação ambiental. A roda de discussão destacará a importância de ações simples, como economia de recursos, reciclagem e consumo consciente, que podem ser aplicadas no dia a dia para construir um futuro mais sustentável.
Fase 4: Ensaio
Organize um ensaio com os alunos, para que repassem todos as partes do programa. Auxilie especialmente com os três pontos abaixo:
Treinamento de Oratória – Ajudar os alunos a praticarem a fala em público. Ensaio das palestras na frente da turma e professores para ganharem confiança.
Postura e Expressão – Treino de postura, contato visual com a plateia e uso adequado da linguagem corporal. Eles devem falar de forma clara e com volume adequado, sem pressa.
Gestão do Tempo – Ajude-os a cronometrar suas falas para que fiquem dentro do tempo estipulado (10 minutos).
Para facilitar o bom desenvolvimento do projeto, é recomendado que tudo que for ser utilizado no dia já esteja separado com antecedência. Além disso, prepare um roteiro/programa, com a ordem das apresentações, previsão de horários e demais informações; imprima uma cópia para cada participante, para que todos possam acompanhar conforme o desenrolar da programação.
Fase 5: Apresentação
Com o suporte da Instituição, realize o Simpósio em um dia da sua preferência.
8. Avaliação
O desenvolvimento do projeto comporá a nota do eixo estruturante de ciências da natureza e suas tecnologias.
9. Anexos
- Temas sugestivos para os Banners.
- Temas sugestivos para apresentação do Seminário.
Anexo 1 – Temas sugestivos para os Banners sobre Problemas Ambientais Atmosféricos:
- Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global
Explorar como a emissão de gases de efeito estufa afeta o clima global, as causas e as consequências para o ambiente e para as populações humanas. - Efeito Estufa: Natural vs. Antropogênico
Diferenciar o efeito estufa natural do intensificado pelas atividades humanas, explicando os principais gases envolvidos e seus impactos. - Chuva Ácida: Causas e Consequências
Investigar as fontes de poluentes atmosféricos que causam a chuva ácida, seus efeitos sobre o solo, água e edificações, além dos impactos nos ecossistemas. - Destruição da Camada de Ozônio: Impactos no Ambiente e na Saúde Humana
Apresentar as substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio, como os CFCs, e as consequências para a saúde humana, como o aumento de câncer de pele. - Poluição Atmosférica nas Cidades
Discutir as principais fontes de poluição urbana (veículos, indústrias), seus efeitos na saúde pública e como a qualidade do ar é monitorada. - Efeitos dos Incêndios Florestais sobre a Atmosfera
Abordar o impacto da queima de florestas, como na Amazônia ou em outras áreas, sobre a emissão de carbono e a perda de biodiversidade. - A Crise do Carbono: Como a Exposição de Combustíveis Fósseis Agrava os Problemas Atmosféricos
Discutir a relação entre o uso de combustíveis fósseis e a emissão de CO₂, e as consequências para o aquecimento global. - Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) e sua Dispersão na Atmosfera
Apresentar os efeitos dos poluentes orgânicos persistentes, como pesticidas e dioxinas, que são transportados pela atmosfera e acumulam-se em regiões distantes. - Ilhas de Calor Urbanas: O Impacto das Cidades no Clima Local
Explicar o fenômeno das ilhas de calor urbanas, como a impermeabilização do solo e a falta de vegetação afetam o clima nas cidades. - Amazônia: O Papel da Floresta no Ciclo Atmosférico Global
Analisar como o desmatamento da Amazônia impacta o ciclo de carbono, evapotranspiração e as condições atmosféricas regionais e globais. - Agricultura Intensiva e sua Contribuição para a Poluição Atmosférica
Explorar o uso de fertilizantes e pesticidas que se volatizam, além da pecuária intensiva, que emitem grandes quantidades de metano. - Impacto das Erupções Vulcânicas no Clima Global
Estudar como grandes erupções vulcânicas afetam temporariamente o clima global, reduzindo a temperatura devido à liberação de partículas de enxofre na estratosfera. - Tecnologias Verdes para Redução da Poluição Atmosférica
Investigar soluções tecnológicas, como filtros industriais, veículos elétricos e energia limpa, que contribuem para reduzir a poluição do ar.
Anexo 2 – Temas sugestivos para apresentação do Seminário – Itinerário Ciências da Natureza 1º ano
- Smog Fotoquímico: o problema em grandes centros urbanos. Causas, condições que favorecem a formação, efeitos sobre a saúde e meio ambiente.
- Fenômenos Atmosféricos Extremos: Furações, Tornados e Tempestades. Aumento da frequência e intensidade de eventos atmosféricos extremos e sua relação com as mudanças climáticas.
- A crise dos recifes: O branqueamento dos corais e o futuro dos oceanos.
Objetivos: Conscientizar sobre a gravidade da crise dos recifes de coral e o impacto do branqueamento, informar sobre as causas do branqueamento e as consequências para os ecossistemas marinhos e a humanidade e sensibilizar a audiência para a adoção de práticas mais sustentáveis e a importância da preservação dos oceanos.
- O legado da criação: A mordomia cristã na proteção do meio ambiente.
Objetivos: Conectar a fé cristã com a responsabilidade ambiental, mostrando que o cuidado com a criação é um chamado bíblico, conscientizar sobre a importância da mordomia cristã na proteção do meio ambiente e seus recursos naturais e acender um alerta principalmente para os cristãos se estão cumprindo com seu papel de mordomo.
- “Aquecimento Global: Fato Inquestionável ou Narrativa Discutível?”, serão abordados diferentes ângulos do debate sobre as mudanças climáticas. O objetivo é questionar se o aquecimento global é realmente uma verdade incontestável ou se há exageros e incertezas nas previsões e narrativas amplamente divulgadas. A discussão passará pela análise crítica de dados científicos, limites dos modelos climáticos, interesses econômicos e políticos envolvidos e o papel da mídia na disseminação de informações. O público será convidado a refletir sobre a complexidade do tema, considerando tanto as evidências favoráveis quanto as críticas, e a importância do pensamento cético e informado ao lidar com questões globais.
- “Camada de Ozônio e CFC: Verdades Científicas ou Mitos Persistentes?”, será explorada a relação entre os clorofluorocarbonos (CFCs) e a destruição da camada de ozônio sob uma perspectiva crítica. Serão analisadas as evidências científicas que embasaram o Protocolo de Montreal e as campanhas contra o uso de CFCs, bem como revisões e dados atuais que questionam a precisão dessas conclusões. A discussão incluirá aspectos como a eficácia das políticas globais, possíveis interesses econômicos e políticos envolvidos e o papel da mídia na disseminação dessas informações. O objetivo é incentivar o público a refletir sobre se as informações aceitas hoje permanecem sólidas ou se certas narrativas precisam ser revistas à luz de novas evidências.