5 (Re)leituras indispensáveis para 2023

A sala de aula é um grande retrato da humanidade deste tempo. Tudo muda em uma velocidade absurda, temos acesso a muitas informações e, tudo isso tem afetado a vida e o comportamento do ser humano. Deste modo, não é nenhum absurdo dizer que os desafios vivenciados pelos professores são enormes e constantes.

Um dos caminhos para estar mais preparado para lidar com tantos desafios é a busca por conhecimento. Pensando nisso, segue uma seleção de livros composta de alguns títulos clássicos e outros mais atuais. Esse conjunto de materiais aborda os princípios de uma educação de qualidade, além de discutir questões importantes sobre como estar preparado para lecionar, considerando as necessidades específicas de cada aluno.

Em 2023, que tal atualizar ou rever suas leituras a fim de melhorar sua prática profissional? Confira as dicas.

1.  Conselhos aos Pais, professores e Estudantes: Nesta obra, a escritora americana Ellen G. White apresenta conselhos importantes para a instrução de crianças e jovens cujo objetivo é formar seres humanos capazes de servir ao mundo com o pleno exercício de todas as suas faculdades. Os princípios presentes no trabalho, hoje são validados por muitos outros estudiosos da área, corroborando assim, a sua relevância.

2. Educação: Leitura obrigatória para todos os educadores, esta obra, também escrita por Ellen White, discorre de maneira mais aprofundada a respeito dos princípios da Educação que contribuem para a formação de seres humanos fortes física e intelectualmente para lidar com os desafios da vida. Com os princípios deste livro, é possível ensinar a Inteligência Emocional, uma habilidade imprescindível para estes dias.

3. As cem linguagens das crianças (volumes 1 e 2): escritos por diversos autores estas obras retratam como a educação transformou a realidade de uma cidade italiana. Neste experimento, adotou-se uma educação baseada no relacionamento e na comunicação, além de considerar as linguagens das crianças. Uma leitura para trazer mais repertório e ideias que podem ser pouco a pouco replicadas em sala de aula.

4. Como lidar com mentes a mil por hora: Entenda o TDAH de uma vez por todas e descubra como mentes hiperativas e desatentas podem ter uma vida bem-sucedida. Neste trabalho, o Dr. Clay Brites, neurologista infantil, de forma leve e didática, apresenta o transtorno de TDAH. É uma leitura importante e baseada em evidências científicas. Com este material, você vai estar mais preparado para lidar com estudantes que apresentam este transtorno, além de poder contribuir com as famílias no processo de diagnóstico e busca de ajuda profissional.

5. Educação especial: Formação de professores para a inclusão escolar. Seguindo a linha do material anterior, este livro é um clássico para quem quer fazer da educação inclusiva uma realidade em sala de aula. A professora Jáima Pinheiro de Oliveira discorre sobre os princípios da educação inclusiva. Trata-se de uma obra básica e didática.

Que tal aproveitar o período de férias para ler ou reler uma destas obras? É um ótimo investimento de tempo em você e para seus futuros alunos também. Boa leitura!

Veja também:

Origens – Nível 2

A Ciência e a Bíblia podem andar juntas?Quão complexo é o Universo?Quão pequenas são as partes que formam nosso corpo?Algo de tamanha complexidade pode ter

Leia mais